Corpo Crítico 2020 – Inscrições abertas

Começam hoje as inscrições para a oficina “Corpo Crítico 2020 – Experimentações Críticas por um Cinema Implicado”, que integra a 22ª edição do FestCurtasBH. Ministrada pela pesquisadora e curadora Kênia Freitas, a atividade formativa é gratuita para o público e para se inscrever é necessário enviar uma breve carta de intenção e um texto de crítica cinematográfica de autoria própria.

As aulas serão realizadas online, nos dias 22, 23, 27 e 30 de outubro, e as inscrições podem ser feitas até dia 07 de outubro, quarta-feira, clicando aqui.

Serão permitidas inscrições vindas de todos os territórios, mas é importante notar que as aulas serão ministradas em português e a tradução simultânea não será disponibilizada.

ministrante: Kênia Freitas
período: 22 a 30 de outubro
horário: 14h30 às 17h
carga horária: 10h
vagas: 10 (50% reservadas para residentes do estado de Minas Gerais)


CORPO CRÍTICO 2020 – EXPERIMENTAÇÕES CRÍTICAS POR UM CINEMA IMPLICADO

Como pensar o fazer crítico em meio às crises sanitárias, econômicas, políticas que nos estilhaçam? Como partilhar o encontro e o pensamento através das múltiplas telas que tanto nos conectam, quanto nos enquadram? Se a crítica de cinema pode ser essa conversa interminável entre filmes, realizadoras e realizadores e os públicos, como essa crítica se (re)posiciona nos festivais em casa? Essas são perguntas que propomos como inquietações partilhadas para os encontros (online) do Corpo Crítico durante o FestCurtas BH 2020.

Diante de incertezas e precariedades escancaradas pandemicamente, propomos essa oficina teórica-prática como uma partilha de experimentos críticos sobre filmes. Movendo-nos com as reflexões de Denise Ferreira da Silva e sua Poética Negra Feminista para pensarmos o cinema, os filmes e a crítica cinematográfica como partes implicadas de um mundo implicado. Um mundo em que tudo está permanentemente conectado, e do qual as imagens e o cinema não se desconectam. Assim, os encontros teóricos-práticos do Corpo Crítico deste ano, convidam os participantes da oficina ao desenvolvimento de experimentos críticos que se impliquem com e impliquem a programação de filmes do FestCurtas BH deste ano.

Datas dos encontros:
22.10 (quinta-feira) – 14h30 às 17h
23.10 (sexta-feira) – 14h30 às 17h
27.10 (terça-feira) – 14h30 às 17h
30.10 (sexta-feira) – 14h30 às 17h