Cursos e Seminários

Debate – Arte e Arte(s) Negra(s)

Cinema, Teatro e Artes Plásticas

Iluminado pelos filmes e textos da mostra Cinema Negro: Capítulos de uma história fragmentada, o debate pretende estabelecer um diálogo entre as questões comuns de pessoas negras – do campo da criação e da reflexão – em diferentes expressões artísticas. De que forma o específico negro se faz presente? Que negociações estão envolvidas entre o (…)

Filme como Arte Colaborativa

Oficina Híbrida de Mídia e Performance

Que tipo de surpresas criativas podem surgir quando pessoas que não se conhecem se reúnem por um par de dias para realizar um filme? Nesta oficina, trabalharemos coletivamente durante duas manhãs para criar uma série de vídeos de tomada única lançando mão de encenações complexas, movimentos de câmera não usuais e adereços reciclados ou artesanais (…)

O Negro e o Cinema Brasileiro

Representação e Representatividade, Presenças e Ausências

A presença do negro no cinema brasileiro é quase tão antiga quanto a chegada do cinema no país. Mas como se deu essa presença no primeiro cinema e no período silencioso? Como as ideologias racistas postas pela intelectualidade reverberaram no cinema? Como o Cinema Novo contribuiu para uma primeira humanização do negro? Em que momento (…)

Oficina de Crítica de Cinema

Por um deslocamento do olhar

A constituição do cinema enquanto arte e linguagem própria sempre esteve aliada a um pensamento crítico que legitimou as premissas e fronteiras do que vem a ser o cinema – e no encalço disso, as definições do que seria um cinema “mais cinema” que “outros cinemas”. Pensando na crítica hoje como um lugar que pode (…)