debate VI :: Cinema militante de mulheres, com mulheres

ao vivo :: 01/11 :: 16h

mostra especial Carole Roussopoulos: Câmera na mão, corpo na luta – Mesa II.


participantes: Amaranta Cesar, Carla Maia, Patrícia Machado
mediação: Glaura Cardoso Vale


Amaranta Cesar é professora e pesquisadora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário.  Possui doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University (2013-2014) e na Universidade Federal de Pernambuco (2018-2019). Idealizou e coordena o CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (2010-2020). 

 

Carla Maia é pesquisadora, curadora e professora. Tem doutorado em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche na Tulane University/New Orleans. Atualmente, leciona  no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Una e participa do grupo de pesquisa “Poéticas Femininas, Políticas Feministas” da UFMG. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que organiza o forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. 

 

Glaura Cardoso Vale é ensaísta e atua como pesquisadora, produtora editorial e docente nas áreas de audiovisual, cinema e as outras artes. Doutora em Estudos Literários (FALE/UFMG), com estágio na UCP/Lisboa, e pós-doutorado junto ao PPGCOM-UFMG. Publicou A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro (Relicário Edições, 1ªed. 2016, 2ªed. 2020). Tem se dedicado ao editorial dos catálogos do FestCurtasBH e forumdoc.bh, entre outras atividades.

 

Patrícia Machado é Pesquisadora e Doutora em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, com Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. É professora do curso de Comunicação Social – Cinema da PUC/Rio. Publicou artigos e capítulos de livros sobre documentário, memórias, arquivos e cinema realizado por mulheres.