Filme como Arte Colaborativa

Oficina Híbrida de Mídia e Performance

EXIBIÇÃO

Dia: 13/08/2018 até 14/08/2018Horário: 09h00 às 12h00*Já realizado

Que tipo de surpresas criativas podem surgir quando pessoas que não se conhecem se reúnem por um par de dias para realizar um filme? Nesta oficina, trabalharemos coletivamente durante duas manhãs para criar uma série de vídeos de tomada única lançando mão de encenações complexas, movimentos de câmera não usuais e adereços reciclados ou artesanais trazidos de casa. Cada participante terá oportunidade de dirigir seu próprio componente da obra. Durante os encontros, a ministrante Lynne Sachs apresentará uma série de vídeos experimentais de performance realizados por ela ou artistas como Vito Acconci, Eadweard Muybridge, Chantal Akerman, Christopher Harris e Keith Haring. Esses trabalhos de curta duração irão certamente ampliar a ideia do que pode ser um trabalho artístico de arte em movimento. No final do segundo encontro, os trabalhos serão exibidos e os participantes serão encorajados a convidar outras pessoas para assistirem ao resultado. Iremos ler conjuntamente trechos do Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, como uma forma de embarcar nessa experiência artística compartilhada.

O que trazer:
    Um telefone celular com câmera. Como trabalharemos colaborativamente, não haverá problema caso um ou mais participantes não tenham um aparelho disponível.

  Objetos de casa que possam inspirar os participantes e possam ser usados como adereços. Isso pode incluir objetos quebrados guardados no armário, ferramentas, tecidos, coisas pequeninas, coisas grandes que não sejam muito difíceis de carregar ou objetos que remetam ao passado.

 

Ministrante: Lynne Sachs
Carga horária: 6 horas
Vagas: 12
Sala Juvenal Dias


Lynne Sachs realiza filmes, instalações e performances que exploram a intrincada relação entre observações pessoais e experiências históricas mais amplas ao entretecer poesia, colagem, pintura, política e camadas de desenho de som. Descobriu seu amor pela realização de filmes quando viveu em São Francisco (EUA), onde trabalhou com os artistas Brune Conner, Ernie Gehr, Barbara Hammer, Craig Baldwin e Trin T. Min-ha. Lynne foi contemplada, em 2014, pela bolsa Guggenheim em Artes Criativas. Hoje ela vive no Brooklyn, em Nova York, e leciona na Universidade de Princeton.

www.lynnesachs.com