Inscrições abertas

O FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil, acaba de abrir as inscrições para a sua 21ª edição, prevista para acontecer entre os dias 09 e 18 de agosto de 2019, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes. Em 2018, durante os 10 dias do festival, foram exibidos 138 filmes, de 70 países e doze estados brasileiros, distribuídos ao longo de mais de 65 sessões, com público superior a 5.000 espectadores. Em sua última chamada para inscrições, o FestCurtasBH recebeu 2.518 inscrições, sendo 405 brasileiras e 2.113 estrangeiras.

Realizadoras e realizadores podem inscrever seus curtas-metragens do dia 12 de fevereiro ao dia 29 de março de 2019, através da plataforma online Shortfilmdepot (www.shortfilmdepot.com). O FestCurtasBH não cobra taxa de inscrição. No entanto, o participante deve se atentar ao modo de envio da cópia de inscrição do filme. O envio de cópia poderá ser feito de forma gratuita em DVD ou DVD-R (enviado pelos correios ou entregue pessoalmente para a Organização do Festival) ou utilizando o serviço de upload da cópia digital pela plataforma Shortfilmdepot, cujos detalhes estão disponíveis no endereço www.shortfilmdepot.com.

Para serem considerados, os curtas-metragens devem ter sido finalizados após 1° de janeiro de 2018 e não devem exceder 40 minutos de duração. Todos os gêneros são aceitos, exceto filmes publicitários e institucionais, finalizados em película (35mm e 16mm) ou em formatos digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros).

A curadoria e a seleção dos curtas-metragens que irão compor a programação do festival ficará a cargo de uma Comissão de Seleção, convidada pela organização do festival, que também será responsável por decidir em quais mostras os filmes selecionados serão incluídos. Posteriormente, a lista de filmes selecionados pela comissão será divulgada aos participantes do edital.

Durante o festival, um júri especializado, ainda a ser anunciado, irá considerar os curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas e irá escolher o vencedor do Troféu Capivara de Melhor Filme das Mostras Competitivas Minas, Brasil e Internacional. Curtas-metragens selecionados em mostras não-competitivas estão elegíveis para disputar o prêmio de Júri Popular.

A divulgação da lista de filmes selecionados para exibição no 21° FestCurtasBH e suas respetivas mostras está prevista para o dia 10 de Junho de 2019 em www.festcurtasbh.com.br e www.fcs.mg.gov.br.

O edital completo do Festival está disponível aqui.