A Barbearia

16', França, 2017

Rendendo-se às navalhas e tesouras, Emran, Gadisa e Maher têm seus cabelos cortados ou suas barbas aparadas. Sentados de frente para o espelho, seus pensamentos se alternam entre memórias da terra natal e os trágicos eventos da jornada que os levou até ali, na Selva de Calais. À medida que seus rostos são iluminados, (…)

A Chinesa de Riad

15', Belo Horizonte - MG, 2018

Ele está apaixonado por sua “amiga chinesa”, com quem compartilha canções de amor. De longe, passa os dias sonhando com a visita de sua amada. Um amor pouco provável, embalado pelo som desconcertante de “Love me like you do” em um caraoquê virtual. (Siomara Faria)

A Flor de Língua de Vaca

23', Colômbia, 2018

Às portas da paz na Colômbia, a jovem Camila, integrante das FARC, se depara com uma lembrança dolorosa da sua infância, o dia em que seu pai tentou estuprá-la, o que desencadeia uma luta interna da qual ela sairá transformada.

A Fronteira da Alquimia

19', Estados Unidos, 2017

Em Edge of Alchemy, os atores da era silenciosa, Mary Pickford e Janet Gaynor, são extraídos dos seus primeiros filmes da década de 1920 e colocados em um épico surrealista, com a inversão da história do Frankenstein e, ao fundo, uma colmeia em colapso. Composto por mais de seis mil (…)

A Loba do Cabelo

13', Estados Unidos, 2017

Em um salão de beleza para negros, no bairro do Brooklyn em processo de gentrificação, os moradores da região se defendem de um novo e estranho monstro: mulheres brancas que tentam sugar a força vital da cultura negra.

A Muda

15', Vietnã, 2018

Às vésperas do seu grande dia, uma menina tenta encontrar a resposta para o amor em uma noite chuvosa.

A Passagem do Cometa

20', São Paulo, 2017

Anos 1980. No cair da noite, um grupo de mulheres se conecta a partir da relação com uma clínica de aborto clandestina. Médica, secretária, paciente e acompanhante compartilham espaço e preocupações enquanto aguardam a passagem do cometa Halley, marco que hoje nos faz pensar na passagem dos tempos. O que mudou desde então? (Mariana (…)

A Retirada para um Coração Bruto

15', Minas Gerais, 2017

Sr. Ozório (Manoel do Norte) perdeu a esposa, companheira de longos quarenta anos. Em seu casebre, isolado na zona rural, a solidão ecoa junto com o rock’n’roll, seu novo interesse. A relação com os jovens e as novidades do mundo se dá na forma de um contato estranho, longínquo, embora fascinante. Nesse filme realizado (…)

A Santa Ceia

15', San Antonio de Los Baños/Cuba, 2017

O filme reproduz o cotidiano de uma família afro-cubana santera, evocando a relação entre o carnal e o espiritual no sacrifício do seu último galo para comer.

A Teoria do Pôr do Sol

09', Rússia, 2017

Tarde da noite, um ciclista dedicado atravessa a floresta invernal. O desafio: garantir o recomeço fresco e pontual do novo dia.

A Travessia

8', França, 2017

Do crepúsculo ao nascer do sol, atravesso esses ambientes. Me jogo nessa floresta, imersa na escuridão da noite…

Acenda-me

14', Noruega, 2017

À medida que a puberdade se aproxima, Sonja e Kine descobrem as diferenças entre o corpo e a mente. Durante uma noite sozinhas em casa, suas experiências são variadas.

Admiração de João Garganta

07', São Paulo/Minas Gerais, 2017

Quando certa manhã João Garganta acordou de sonhos intranquilos, tomou café e levou Deusinha para passear.

Aeroporto

11', Suíça/Croácia, 2017

Em um aeroporto moderno, o fluxo de passageiros é interrompido por súbitas irregularidades.

Algum Romance Transitório

17', Rio de Janeiro, 2017

Bruno vaga pela cidade em busca de afetos que nunca conheceu.

Alma Bandida

15', Cordisburgo - MG, 2018

Na periferia da cidade de Cordisburgo, entre a cultura local e as referências do universo pop, somos apresentados aos anseios de um grupo de jovens envolvidos no trabalho de garimpo. Real e virtual se interpenetram para fabular uma história na qual desencavar da terra pedras preciosas significa sonhar com o carro novo, o casamento (…)

Alma no Olho

11', Rio de Janeiro, 1974

Considerado pela crítica como uma obra-prima, premiado na VI Jornada Brasileira de Curta-Metragem (Salvador/BA, 1977), Prêmio EMBRAFILME – Troféu Humberto Mauro. Este filme faz uma reflexão da identidade negra no Brasil, através de linguagem corporal, focalizando a origem africana, a colonização europeia e a libertação através da identidade cultural.

Amarelo

7', Eslováquia, 2018

Amarelo é um curta-metragem de animação que conta a história metafórica de uma jovem cantora de ópera chamada Viola. Com medo de tudo que é amarelo, solar e espontâneo, ela se esconde nas tristes sombras de cor violeta. Poderá ela encontrar o caminho da felicidade?

Amor, disse ele

6', França, 2018

São Francisco, 1973. Charles Bukowski, poeta underground e punk à frente do seu tempo, lê seu poema Love diante de um público exaltado à espera de suas provocações. Nesse dia, porém, em vez do punk, o público encontra um homem quebrado, com fome de amor.

Ancieto do Império em Dia de Alforria

12', Rio de Janeiro, 1981

Filme dedicado a Zumbi dos Palmares e a todos os quilombolas vivos e mortos. Retrata a vida de um personagem pouco conhecido, na época com 72 anos, que foi líder sindical, fundador da Escola de Samba Império Serrano e estivador no porto do Rio de Janeiro. A motivação do curta-metragem (…)

Aniversário e Castigo

10', Belo Horizonte - MG/SP, 2017

Lucas está de castigo logo no dia de seu aniversário. Seus amigos e amigas bolam um plano para tirá-lo de casa e preparar-lhe uma festa surpresa com salgadinhos e docinhos. Nessa estratégia protagonizada pelas crianças, toda a comunidade se envolve. De tom sapeca, revelando a diversão envolvida em sua própria realização, o filme é (…)

António e Catarina

40', Portugal, 2017

A jovem diretora romena Cristina Hanes filma Augusto, um senhor português de 70 anos, nos limites de seu pequeno apartamento em Lisboa. A partir da relação que se estabelece entre eles, onde há uma inversão de papéis entre quem convencionalmente, na história do cinema, é sujeito filmado e sujeito que filma, são evocadas reflexões (…)

Apenas o que Você Precisa Saber Sobre Mim

15', Santa Catarina, 2018

Os adolescentes Laura e Fábio se conhecem em uma pista de skate e a amizade logo se transforma em algo além. Mas um dia Laura desaparece sem dizer nada.

Aquém das Nuvens

17', São Paulo, 2010

Nenê é casado com Geralda há 30 anos. Em uma tarde de domingo, como de costume, ele vai à roda de samba encontrar os amigos. Ao voltar para casa, surpreende-se com uma notícia sobre Geralda. Sem deixar que o ritmo do samba caia, Nenê encontra uma solução para ficar ao (…)

As Almas ao Sol

27', Nações Unidas NY, 1981

Este filme compõe o programa “Mulheres e crianças da África”, da Organização das Nações Unidas. Uma coletânea de depoimentos e questões junto a mulheres africanas, isoladas e com falta de informação sobre o resto do mundo. Seus fi lhos têm carência da quantidade necessária de calorias alimentares vitais para o (…)

As Frutas das Nuvens

10', República Checa, 2017

A história de um animal peludinho que faz uma grande descoberta, ao superar o medo do desconhecido.

As Melhores Noites de Veroni

16', Alagoas, 2017

O filme acompanha o cotidiano de Veroni, uma dona de casa dividida entre os cuidados com a filha, o trabalho doméstico e a saudade do marido caminhoneiro. Eventualmente, Veroni canta, de forma amadora, nas noites da cidade, e, na música, encontra alento e uma tentativa de libertação. (Francine Barbosa)

A Blank Control

7', Belgium, 2017

A trip into a world controlled by bird-headed men completely devoid of feelings and empathy.

Anderson

20', Conselheiro Lafaiete - MG, 2017

O cotidiano de Anderson, compartilhado em dois domínios afetivos primordiais: o construído na convivência amorosa com sua família e aquele surgido da paixão pelo time de futebol Atlético Mineiro. A partir dos laços forjados nesses domínios e, sobretudo, no cruzamento entre eles, desdobra-se parte importante das experiências do personagem, como as acirradas partidas de futebol (…)

Armageddon 2

05', Cuba, 2017

A câmera flutua entre árvores, bichos, homens e bytes. Com o baixo fluxo de dados em Cuba, um jovem pirateia filmes. A salvação do mundo tornou-se um mote obsoleto: é preciso produzir apropriações e desacelerações para que seja possível reinventar a vida e o cinema. Fruto de uma oficina ministrada por Werner Herzog na (…)