Dara – A Primeira Vez que Fui ao Céu

18', São Paulo/Bahia, 2017

Dara – A Primeira Vez que Fui ao Céu – Nova Soure/BA, anos 1960. Às vésperas de migrar para São Paulo, Dara, 9 anos, moradora da região rural, demonstra preocupação em arrematar suas coisas para a viagem, pois não sabe como será a vida na cidade grande. Como lembrança, ela (…)

De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos

25', Mato Grosso do Sul, 2017

Após anos de abandono paterno, Luana recebe uma carta do pai no dia do seu aniversário. Wagner, seu irmão, deseja promover o reencontro. Mas Luana se recusa. Nos dias seguintes, os dois encaram as distâncias de suas escolhas, ao mesmo tempo em que mantêm a cumplicidade do cotidiano. (Francine Barbosa)

Deleite Intermitente

4', Estados Unidos/Gana, 2007

Neste curta-metragem multimídia, a cineasta ganesa Akosua Adoma Owusu combina imagens classicamente ocidentais e africanas para comparar e contrastar as duas culturas. Tecidos Batik, o afrobeat dos anos 1960, a música Asante Adwoa e materiais de arquivo do trabalho têxtil em Gana colidem com a moda ocidental das décadas de (…)

Desafio

14', Camarões, 2018

Impératrice é uma jovem videasta e blogueira que administra uma mídia social para promover as vidas e ações das mulheres do campo. Este ano de 2070 marca o início do fi m da Internet. Uma nova ordem é introduzida para regular e reduzir o acesso à conexão. Até onde Impératrice está disposta a (…)

Deus

25', Rio Grande do Sul/São Paulo, 2016

Acompanhando a rotina de Roseli, o filme visa expor adversidades impregnadas no dia-a-dia de mulheres negras da periferia da cidade de São Paulo, que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos.

Dia das Nações

12', Rio Grande do Sul, 2018

Durante o Dia das Nações, uma turma do quinto ano inicia uma pequena revolução nas regras do colégio.

Dirigir como um Raio, Bater como um Trovão

9', Estados Unidos, 2017

De Nova York, um conto sobre o rio Hudson alterado pela predação de um cinema. Com cada corte, Fern Silva escreve verso e hipótese; e, da tela do século XIX, pássaros revoam para cruzar, no travelling do pulso – este filme tem veias por onde correm químicos –, a água, as estradas, as (…)

Dona Sônia pediu uma Arma para seu Vizinho Alcides

18', Minas Gerais, 2011

Dona Sônia quer vingança.

Dono de Casa

8', Minas Gerais/São Paulo, 2017

Crianças brincam e percebem que meninos e meninas podem ocupar o lugar que quiserem na sociedade. Curta produzido com as crianças da Ocupação Izidora durante oficina audiovisual.

Drexciya

12', Gana, 2009

Retrato de um equipamento público com piscina abandonado na cidade de Acra, em Gana. O Riviera já foi um empreendimento de alto nível, composto por arranha-céus luxuosos e hotéis de cinco estrelas. Desde os anos setenta, ele caiu em um estado de desordem. Este documentário foi inspirado nos mitos afro-futuristas (…)