Embaixadas Alimentares

61', França, 1984

Em Paris, os restaurantes de comidas estrangeiras são numerosos. Como se todo acontecimento ocorrido no exterior alimentasse um restaurante. Em 1917, foram os emigrantes russos, os armênios, que exportaram seus pratos, como mostram fotografias ou documentos de arquivos de família. Os húngaros, que emigraram entre as duas guerras, se recordam. (…)

Enrolado na Raíz

23', Viçosa - MG, 2017

Mulheres negras falam sobre as diferentes formas de violência física e simbólica que o racismo impõe cotidianamente sobre seus corpos. Desejos, sonhos, frustrações, traumas e enfrentamentos são expostos em falas que recuperam experiências da infância à idade adulta, erigindo um gesto de emancipação política frente a uma sociedade marcada pela discriminação racial e de gênero. (…)

Entre Parentes

28', Distrito Federal, 2018

Nos plenários do Congresso Nacional, testemunhamos alguns dos efeitos dos retrocessos sociais em voga com o golpe parlamentar de 2016 sobre os povos originários. Diante desse cenário, num estilo em diálogo com a tradição do cinema direto, o filme documenta a resistência indígena à criminalização de seus líderes e aliados, bem como a luta (…)

Escavador

16', Japão, 2017

O homem terminou seu trabalho e deixou a cidade. Chegou à estação sem funcionários e entrou na floresta à noite, com uma pá. “Não há necessidade de lutar”. O que ele procura na floresta? O que ele escava? Nos filmes, a linguagem é explicativa e deveria ser mínima.

Estamos Todos Aqui

20', São Paulo, 2017/2018

Ruidoso e abrasivo, Estamos Todos Aqui é um filme que se constrói em meio às tensões e urgências da ocupação Prainha, no Guarujá (SP), onde os barracos estão sob o risco de serem derrubados. Em meio à lama do mangue, Rosa Luz, uma mulher transexual que tem inscritas na pele as marcas da (…)

Eu Assinei a Petição

10', Reino Unido/Alemanha/Suíça, 2018

A petição é para que o Radiohead não faça o show em Tel Aviv, juntando-se ao BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções ao Estado de Israel). Mahdi Fleifel, o cineasta palestino, tem dúvidas sobre a assinatura já feita. Dois exilados na Europa desenrolam uma conversa, no fora de campo, sobre as múltiplas despossessões palestinas, enquanto (…)

Eu Me Preocupo

19', Alagoas, 2017

Após a morte do marido, Jande tenta reconstruir sua vida. Paulo, seu filho, procura entender a direção que as coisas tomaram.

Eu Sou Sheriff

29', África do Sul/Lesoto, 2017

Durante uma série de encontros em pequenos vilarejos no montanhoso Lesoto (enclave da África do Sul), seguimos o protagonista em seu país de origem. Sheriff exibe vídeos e debate com a população sobre identidade e gênero a partir de seu percurso pessoal de transição. Guiado por um processo cuidadoso de escuta, o documentário registra (…)

Eu Tenho a Palavra

26', São Paulo, 2010

O antigo reino do Congo foi a origem da maioria dos africanos escravizados no Brasil, que, no cativeiro, criaram diversos dialetos para que pudessem se comunicar livremente. A “língua do negro da Costa” é um desses dialetos, ainda preservado no bairro de Tabatinga (Bom Despacho, MG). O idioma é composto (…)

Elekô

6', Rio de Janeiro, 2015

Um fio de poesia vermelha conduzindo a experiência audiovisual de fazer-se e afirmar-se na loucura das condiçõ es de ser negra e mulher. Olhando a história a partir do porto, reconhecer e afirmar as potências e a beleza. Parir do próprio sofrimento um horizonte de liberdade, apoio e colaboraçã o. (…)