Mahogany Também

3', Estados Unidos/Gana, 2018

Inspirado pela singular reinvenção de Nollywood, no formato de sequência, Mahogany Too relê o clássico cult Mahogany, de 1975, um drama romântico infundido pelo universo da moda. Estrelando a atriz nigeriana Esosa E., o filme examina e revive a icônica representação, feita por Diana Ross, de Tracy Chambers, uma afro-americana (…)

Manchas e Arranhões

08', Lituânia, 2017

Uma montagem fílmica com imagens da cena underground da capital lituana em um show baseado no repertório do musical de ópera rock (que também virou filme) Jesus Cristo Superstar (EUA), proibido em vários países nos anos 1970. Com um desenho sonoro desconcertado, o filme se detém nos movimentos de estudantes presentes no show clandestino (…)

Maravilhosa

20', Belo Horizonte - MG, 2017

Um olhar sobre o universo queer através do duelo de vogue, subcultura que emerge das ruas, na qual gays, transexuais, travestis e outros que não se enquadram no padrão heteronormativo, assumem o protagonismo. Atento ao movimento e à expressividade dos corpos, o fi lme adentra o espaço da dança – dos bastidores aos palcos (…)

Maré

22', Bahia, 2018

No espaço de um mangue, diferentes mulheres negras compartilham seu cotidiano e suas individualidades com a realizadora Amaranta César. Os ciclos da natureza – terra, maré, lama – se entrelaçam com os ciclos da vida dessas mulheres. (Francine Barbosa)

Meu Bebê Branco

22', Gana, 2009

Me Broni Ba é um retrato lírico dos salões de cabelo de Kumasi, em Gana. O complexo legado do colonialismo é evocado por meio das imagens de mulheres que trançam o cabelo de bonecas bebê brancas descartadas pelo Ocidente. O filme se desenrola através de uma série de vinhetas contrapostas à história de uma (…)

Minúsculo Grande

06', Bélgica, 2017

Um filme coreográfico sobre o humano possuído por amor e por dinheiro.

Mamata

29', Bahia, 2017

Se faz parte da crise brasileira provocar danos à subjetividade de jovens às portas do mercado de trabalho, a resposta da ficção é profanar os mais recentes símbolos da cultura nacional, do universo institucional ao midiático, como as chamadas pedaladas fiscais, Luciano Huck e o pato da Fiesp. Não sem melancolia, a farsa erigida (…)

Maned & Macho

11', Irã, 2017

As emoções e os instintos reprimidos de uma garota são corporificados por animais que saem dos seus sonhos. No entanto, ninguém da sua família recebe bem esses animais.

Merê

17', Bahia, 2017

Um filme de mulheres negras que parte da experiência da diretora Urânia Munzanzu para falar de protagonismo feminino na tradição Jeje Mahi, religiosidade feminina em pontes transatlânticas – do recôncavo da Bahia ao Benim/África. O filme convida as matriarcas do culto de Vodun na Bahia para seu primeiro encontro com (…)

Moody Booty

3', Alemanha, 2017

Um filme de dança, sobre a luta interior. Uma luta contra obstáculos como a doença, a depressão, o trauma ou os bloqueios criativos que nunca podem ser totalmente vencidos. No entanto, as ações da pessoa podem transformar o negativo em positivo, e, para esses momentos de felicidade, o esforço compensa.