O Conto do Burro Amarelo

30', Contagem - MG, 2017

Nesse documentário fabulado, a neta-cineasta recolhe falas de personagens do interior de Minas Gerais em busca das histórias fantásticas de seu avô sobre um burro amarelo. A rede de relatos que se forma descortina todo um lugar, um modo de vida, uma prosódia. A fabulação é coletiva, compartilhada: a retórica animada dos personagens e (…)

O Dia de Jerusa

21', São Paulo, 2014

Bixiga, coração de São Paulo. Jerusa, moradora de um sobrado envelhecido pelo tempo, recebe, em um dia especial, Silvia, uma investigadora de opinião que circula pelo bairro convencendo pessoas a responderem questionários para uma pesquisa de sabão em pó. No momento em que conhece Silvia, Jerusa lhe proporciona uma tarde (…)

O Elefante Branco

12', Palestina, 2018

Fazendo uso de imagens compartilhadas na Internet pelos israelenses, durante a Guerra do Golfo, a Primeira Intifada e encontros de música trance, Shuruq Harb compõe um retrato de uma adolescente palestina nos anos 1990, espelhado na cultura pop de Israel.

O Malabarista

11', Goiás, 2018

Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

O Menino Leão e a Menina Coruja

16', Distrito Federal, 2017

Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

O Rito de Ismael Ivo

13', São Paulo, 2003

A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas performances, depoimentos sobre a dança e as dificuldades sociais enfrentadas para superar obstáculos e atingir uma posição satisfatória na profissão. Vindo de uma família pobre da periferia de São Paulo (SP), Ismael deixa o Brasil no início da década de 1980 e (…)

O Som do Silêncio

17', Bahia, 2017

Separados pela vida, pai e filho são desconhecidos. Quando não há comunicação, o silêncio é um grito. O som do silêncio narra a tentativa de aproximação entre Binho, um menino de 10 anos, e Osvaldo, seu pai, um homem surdo com quem ele nunca conviveu. A distância e o abandono (…)

Oh Deus

4', Polônia, 2017

A realidade apresentada no filme Oh God pode ser descrita por termos como inércia ou caos. As personagens apresentam falta de vontade para tomar qualquer atitude, são passivas e indiferentes, incapazes de criar sua própria realidade. O autor apresenta um mundo que perde seus formatos originais, sua identidade. Os resmungos (…)

Oh Irmão Polvo

27', Alemanha, 2017

Se o apocalipse virá sob o apagamento de toda alteridade, é preciso operar o inverso, acolher outras cosmovisões. Contra a lisura do mundo, o cinema trata de mirar o mar e os povos nômades da Indonésia, com suas crenças, cantos e orações. “O Oceano… Não mais um estranho”: um projeto imobiliário sinaliza a perversidade (…)

Os Cães de Amundsen

27', Cuba, 2017

Amundsen foi um explorador norueguês – o primeiro a chegar ao Polo Sul, numa jornada rumo ao desconhecido. Para a precisão da ciência, se reúne a fluidez da poesia, com seus buracos, maleabilidades e descobertas impossíveis. Nesse sentido, acompanhamos um inspetor que investiga acidentes industriais a partir de métodos inventados. Regimes de crenças atravessam os (…)

Os Homens Atrás do Muro

29', Israel, 2017

Mediação das telas, da câmera: computador, celular, aplicativos para encontros sexuais. Chamadas telefônicas e conversas contidamente (ficcionalmente?) lascivas. Filmando bloqueios, cercas e arames, Inés Moldavsky, cineasta israelense, vai ao encontro de parceiros que estão bem próximos, mas do outro lado do muro que divide Israel e Palestina. Entre poemas, cafés e promessas, uma câmera tenta (…)

Os Que Se Vão

24', Belo Horizonte - MG, 2018

Experimento visual em torno das errâncias de um personagem que, embora desfeito de nome e identidade sociais, pode ser capaz de cifrar a experiência nos atuais centros urbanos do país. Seu percurso é de uma solidão acompanhada, e por isso funciona para sondar um estado mais geral de coisas. (Vinícius Andrade)

Otimismo

15', Canadá/Estados Unidos, 2018

Num relance sobre a vida em Dawson City, no norte canadense, o trivial, quase nada, não abre mão de guardar as bordas do extraordinário. A cineasta está interessada em aforismos do ponto cego: na conversa entre ex-lideranças municipais, numa rodada de hóquei, num palco, em discretos aplausos, em prosa vagabunda. A mineração é economia (…)

Oasis

17', México, 2017

Ofelia vai a um bar gay chamado “Oasis”, em busca do marido. Esta noite, ela não encontrará apenas aflição, mas também algum consolo numa companhia inesperada.