Mostra Akosua Adoma Owusu 1

ADO 1 | 50' | LIVRE

EXIBIÇÃO

Local: Cine Humberto MauroDia: 18/08/2018Horário: 16h30*Seguida de debate com a realizadora*Já realizado

Deleite Intermitente

4', Estados Unidos/Gana, 2007

Neste curta-metragem multimídia, a cineasta ganesa Akosua Adoma Owusu combina imagens classicamente ocidentais e africanas para comparar e contrastar as duas culturas. Tecidos Batik, o afrobeat dos anos 1960, a música Asante Adwoa e materiais de arquivo do trabalho têxtil em Gana colidem com a moda ocidental das décadas de (…)

Fanática por Ônibus

7', Estados Unidos, 2015

Bus Nut reelabora o boicote aos ônibus de Montgomery, em 1955 – um protesto político e social contra a segregação racial no sistema de transporte público em Montgomery, no Alabama –, e sua relação com um vídeo educacional sobre segurança no transporte escolar.

Pontas Duplas, Sinto-me Maravilhosa

4', Estados Unidos/Gana, 2012

Curta-metragem experimental, em celebração ao estilo de cabelo das mulheres negras, Split Ends, I Feel Wonderful recorta e entrelaça materiais de arquivo com acenos afetuosos às fitas de Blaxploitation e à psicodelia caleidoscópica. Unificado pela voz over das narrativas coloniais e pela trilha funktástica, o filme consiste em um retrato (…)

Drexciya

12', Gana, 2009

Retrato de um equipamento público com piscina abandonado na cidade de Acra, em Gana. O Riviera já foi um empreendimento de alto nível, composto por arranha-céus luxuosos e hotéis de cinco estrelas. Desde os anos setenta, ele caiu em um estado de desordem. Este documentário foi inspirado nos mitos afro-futuristas (…)

Meu Bebê Branco

22', Gana, 2009

Me Broni Ba é um retrato lírico dos salões de cabelo de Kumasi, em Gana. O complexo legado do colonialismo é evocado por meio das imagens de mulheres que trançam o cabelo de bonecas bebê brancas descartadas pelo Ocidente. O filme se desenrola através de uma série de vinhetas contrapostas à história de uma (…)