Mostra Cinema Negro: Corpo

(Capítulos de uma história fragmentada)

CN 5 | 76' | 16 ANOS

EXIBIÇÃO

Local: Cine Humberto MauroDia: 17/08/2018Horário: 17h00*Já realizado
Local: Sala Juvenal DiasDia: 18/08/2018Horário: 18h00*Já realizado

Alma no Olho

11', Rio de Janeiro, 1974

Considerado pela crítica como uma obra-prima, premiado na VI Jornada Brasileira de Curta-Metragem (Salvador/BA, 1977), Prêmio EMBRAFILME – Troféu Humberto Mauro. Este filme faz uma reflexão da identidade negra no Brasil, através de linguagem corporal, focalizando a origem africana, a colonização europeia e a libertação através da identidade cultural.

Elekô

6', Rio de Janeiro, 2015

Um fio de poesia vermelha conduzindo a experiência audiovisual de fazer-se e afirmar-se na loucura das condiçõ es de ser negra e mulher. Olhando a história a partir do porto, reconhecer e afirmar as potências e a beleza. Parir do próprio sofrimento um horizonte de liberdade, apoio e colaboraçã o. (…)

O Rito de Ismael Ivo

13', São Paulo, 2003

A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas performances, depoimentos sobre a dança e as difi culdades sociais enfrentadas para superar obstáculos e atingir uma posição satisfatória na profi ssão. Vindo de uma família pobre da periferia de São Paulo (SP), Ismael deixa o Brasil no início da década de (…)

BR3

23', Rio de Janeiro, 2018

Kastelany chega na casa de Luciana. Mia se prepara para sair à noite com suas amigas. Dandara transa com Johi pela primeira vez.

KBELA

23', Rio de Janeiro, 2015

Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autorrepresentação e empoderamento.