Mostra Cinema Negro: Diáspora

(Capítulos de uma história fragmentada)

CN 4 | 82' | 12 ANOS

EXIBIÇÃO

Local: Cine Humberto MauroDia: 16/08/2018Horário: 17h00*Já realizado
Local: Sala Juvenal DiasDia: 17/08/2018Horário: 20h00*Já realizado

Um Poema para Quenum

10', Rio de Janeiro, 2009

Filmado em Cotonou (Benin) e Jardim Gramacho (Rio de Janeiro), em 2008, o filme aborda poeticamente a obra do artista plástico beninense Gerard Quenum e outras singularidades erguidas do lixo, do desprezo, da violência e do descarte.

Pontes Sobre Abismos

9', Rio de Janeiro, 2017

Instigada pela revelação de um segredo de família, Aline partiu em uma jornada à procura de vestígios de seus antepassados. Viajou para áreas rurais no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Portugal e Serra Leoa, pesquisando em arquivos públicos e privados e, ao mesmo tempo, criando uma contra-narrativa do que (…)

A Santa Ceia

15', San Antonio de Los Baños/Cuba, 2017

O filme reproduz o cotidiano de uma família afro-cubana santera, evocando a relação entre o carnal e o espiritual no sacrifício do seu último galo para comer.

Merê

17', Bahia, 2017

Um filme de mulheres negras que parte da experiência da diretora Urânia Munzanzu para falar de protagonismo feminino na tradição Jeje Mahi, religiosidade feminina em pontes transatlânticas – do recôncavo da Bahia ao Benim/África. O filme convida as matriarcas do culto de Vodun na Bahia para seu primeiro encontro com (…)

Travessia

5', Rio de Janeiro, 2017

Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfi ca das famílias negras e assume uma postura crítica e afi rmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

Eu Tenho a Palavra

26', São Paulo, 2010

O antigo reino do Congo foi a origem da maioria dos africanos escravizados no Brasil, que, no cativeiro, criaram diversos dialetos para que pudessem se comunicar livremente. A “língua do negro da Costa” é um desses dialetos, ainda preservado no bairro de Tabatinga (Bom Despacho, MG). O idioma é composto (…)